Movimento Gen 3

Assim Chiara definiu a terceira geração do Movimento dos Focolares, em 1992, falando em mundo-visão, durante o Super congresso mundial dos gen 3.

Um projeto ousado, ... uma aventura que brotou do Evangelho vivido e que se realiza nas escolhas cotidianas que, muitas vezes, requerem a coragem de ir contra a corrente do mundo.

Desde 1970, ano que assinala o nascimento do Movimento Gen 3, meninos e meninas dos 9 aos 17 anos, de povos, raças e culturas diferentes, acolheram com entusiasmo o ideal da unidade. O objetivo deles é levar uma revolução de amor no mundo inteiro, sobretudo entre os adolescentes, realizando desta forma o testamento de Jesus: “Que todos sejam um”, ultrapassando cada pequena ou grande barreira.

Levando em conta a irresistível força do amor, eles se empenham firmemente em construir a unidade em casa, na escola, nas quadras de esportes, com os amigos. E justamente porque agem com simplicidade e de imediato, características próprias da idade deles, conseguem obter aquilo que para os adultos pareceria um ‘milagre’: pais que se reencontram em seus relacionamentos, amigos que saem de seus isolamentos, adultos que retornam a relacionamento com Deus, todos tocados pela convicção, pelo gesto de um menino. E os adolescentes, como acontece também com os adultos, se perguntam: “Eu também posso viver como você?”